COMPARTILHE

Por Sabina Fuhr –

A Porto a Porto promoveu na semana passada em Porto Alegre uma convenção com seus representantes comerciais. Foram dias de muitas reuniões, palestras e planejamentos. Fui convidada a participar do Workshop com apresentação e degustação de itens que integram a cartela de bebidas e gastronomia importados pela empresa. Entre clássicos, a importadora também apresentou várias novidades vindas de países como Itália, França, Espanha, Bélgica e Portugal.

Relaciono aqui alguns vinhos, cervejas, azeites e iguarias gastronômicas que provei neste evento e que é possível encontrar nos supermercados, empórios gourmets e restaurantes do Estado.

Baron Aîmé Crémant de Bourgogne AOC Brut

Baron Aîmé Crémant Brut. (Foto: Sabina Fuhr)

Espumante da Borgonha elaborado pelo Método Tradicional (segunda fermentação na garrafa). Fresco, delicado, leve, com espuma consistente, com longo e agradável final. É ideal como aperitivo, harmoniza também com frutos do mar, além de realçar os sabores dos sorbets de frutas.

É produzido pela La Maison du Crémant na região de Borgonha com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Aligoté.

Prosecco Cassal Del Ronco

Prosecco Cassal Del Ronco. (Foto: Sabina Fuhr)

Vinho espumante italiano elaborado a partir da uva Glera na zona de produção DOC Prosecco, pela Cantina Castellargo, através do método charmat, com segunda fermentação em tanques de inox. Apresenta aromas que remetem a frutas cítricas, com notas florais. Na boca destaca-se pelo frescor e pela boa estrutura. Ideal para acompanhar aperitivos e pratos delicados.

Cava Gramona La Cuvée Gran Reserva 2012

Cava Gramona La Cuvée Gran Reserva 2012. (Foto: Sabina Fuhr)

Esta cava é lançamento do produtor Gramona. Elaborado na Penedès, na Catalunha, Espanha, é uma combinação das uvas Xarel-lo e Macabeo colhidas manualmente de vinhedos orgânicos. Antes de ser comercializada fica 36 meses em contato com as borras, processo que confere aromas e sabores mais mais complexos à bebida.

Versátil, pode servir de aperitivo e também acompanhar o restante das refeições.

Cerveja Red Stripe

Cerveja Red Stripe. (Foto: Sabina Fuhr)

Lançamento no catálogo de produtos da Porto a Porto a Red Stripe Lager é uma cerveja jamaicana famosa em todo o mundo perfeita para o verão. Apresenta coloração clara com leve presença de malte. Seu final é suave com um leve amargor.

Seus ingredientes são malte de cevada, lúpulo, fermento e água. O tipo de fermentação é lager (baixa fermentação) e a graduação alcoólica é de 4,8%.

Affligem Blond

Affligem Blond. (Foto: Sabina Fuhr)

A Affligem Blond é outro lançamento do catálogo Porto a Porto. Esta cerveja belga é do tipo Ale (alta fermentação) e apresenta aromas sutis de mel e especiarias, corpo macio e baixo amargor. Seu creme é denso e persistente. Com um surpreendente aroma de lúpulo e um final limpo e seco, convida para um próximo gole. A apresentação é em garrafa de 300ml e a graduação alcoólica é de 6,8%.

Newcastle Brown Ale

Newcastle Brown Ale. (Foto: Sabina Fuhr)

A Newcastle Brown Ale, cerveja mais vendida na Inglaterra. É a combinação de dois maltes aparentemente incompatíveis: English Pale e Dark Caramel.

O resultado é uma cerveja de cor marrom avermelhada com sabor maltado que lembra caramelo com nozes, toffee e açúcar queimado, com leves notas frutadas. Possui corpo leve e ótimo drinkability (que é como se chama a vontade de beber o próximo gole). A graduação alcoólica é de 4,7%.

Aceto Balsâmico Oro Negro Paganini IGP
Azeite Extravirgem Grezzo Naturale Paganini

Aceto Balsâmico Oro Negro Paganini IGP e Azeite Extravirgem Grezzo Naturale Paganini. (Foto: Sabina Fuhr)

O Aceto Balsâmico é elaborado em Moderna, na região da Emilia-Romagna. Passa por 30 anos em barrica de carvalho, onde adquire corpo, suavidade e densidade inigualáveis, além de obedecer  aos rigorosos padrões de legislação italiana para ostentar o selo de Indicação Geográfica (IGP).

O Azeite Extravirgem Grezzo Naturale é lançamento Paganini. É elaborado de forma natural, com técnicas que remetem a processos de produção antigos. É fruto da primeira prensagem das melhores azeitonas.

Creme com Aceto Balsâmico Ouro e Prata

Creme com Aceto Balsâmico Ouro e Prata da Antichi Colli. (Foto: Sabina Fuhr)

Creme de aceto com glitter, nas cores Ouro e Prata, de alta densidade, indicado para decoração de pratos. Na composição apenas ingredientes e aromas vegetais de alta qualidade. O sabor é agridoce, invoca o aceto balsâmico tradicional e permite combinações, preferencialmente com pratos à base de carnes, peixes defumados ou batatas fritas. Os produtos da Antichi Colli possuem 2% de aceto balsâmico di Modena IGP.

Salsa Picante e Pesto Calabrese Paganini

Salsa Picante e Pesto Calabrese Paganini. (Foto: Sabina Fuhr)

Molhos Paganini super versáteis. O Salsa é picante, ideal para ser usado em carnes, mas também pode ser servido em pães ou torradas. Já o Pesto Calabrese é feito com pimentão vermelho suavizado com ricota e polpa de tomate.

Queijo Serrinha

Queijo Serrinha. (Foto: Sabina Fuhr)

Este é um queijo português elaborado na Serra da Estrela. É feito a partir do leite de dois diferentes tipos de ovelhas. Em sua apresentação é curado, semimole, amanteigado, de massa branca ou ligeiramente amarelada. É produzido pela tradicional Casa dos Queijos.

Salame Ibérico Premium Josep Ilorens

Salame Ibérico Premium Josep Ilorens. (Foto: Sabina Fuhr)

Embutido de Porco Ibérico (Porco Preto ou Pata Negra) 100% bellota. Elaborado a partir de uma mistura de carne e gordura do porco ibérico que, submetido a um processo de maturação e secagem, garante a estabilidade e o sabor.

Spaghetti al Nero di Seppia

Spaghetti al Nero di Seppia. (Foto: Sabina Fuhr)

O Spaghetti al Nero di Seppia é lançamento. Massa elaborado pela marca italiana Dalla Costa é muito aromática e de sabor único que leva em sua composição sêmola de grano duro, tinta de lula, água, peixe em pó e suco de limão. O corte da massa é realizado com faca em bronze, o que garante maior porosidade quando cozida, realçando ainda mais seus aromas e sabores.

Poderi Luigi Einaudi Barolo Terlo DOCG

Poderi Luigi Einaudi Barolo Terlo DOCG. (Foto: Sabina Fuhr)

Vinho tinto elaborado pela Cantina Poderi Luigi Einaudi na região de Dogliani, no Piemonte (Itália), com a uva Nebbiolo. Amadurece por 24 meses em barricas de carvalho francês e depois fica por 12 meses de repouso na garrafa antes da comercialização.

Vinho de cor vermelho escuro, possui aroma intenso e persistente de frutas vermelhas, negras e especiarias. Em boca é encorpado, com taninos intensos, final elegante e aveludado.

Château Labat

Château Labat. (Foto: Sabina Fuhr)

Vinho de cor rubi intenso com aroma de ameixas e cassis. Em boca, é seco, com boa acidez, possui corpo médio com taninos bem estruturados e final longo e intenso. Do produtor Nony Borie é elaborado no Haut-Médoc, em Bordeaux com as uvas Cabernet Sauvignon (50%) e Merlot (50%). Amadurece 12 meses em barricas francesas. Ideal para acompanhar carnes vermelhas untuosas e queijos curados.

Monte do Zambujeiro

Monte do Zambujeiro. (Foto: Sabina Fuhr)

Vinho tinto português elaborado na Quinta do Zambujeiro com as uvas Alicante Bouschet (37%), Aragonez (20%), Tinta Caiada (15%), Trincadeira (15%) e Touriga Nacional (13%). Estagia durante 12 meses em barricas de carvalho francês. Apresenta aromas florais, é equilibrado e possui taninos sedosos. Este vinho, até dezembro de 2015, chamava-se Monte do Castanheiro.

Château Reynon

Château Reynon. (Foto: Sabina Fuhr)

Vinho francês elaborado em Bordeaux pela Domaine Denis Dubourdieu com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Amadurece em barricas de carvalho francês por 12 meses. Apresentea aroma suave e elegante, com toques de groselha negra, nuances de alcaçuz e notas tostadas. No paladar é seco, aveludado, elegante e poderoso.

Nimbus Single Vineyard Merlot

Nimbus Single Vineyard Merlot. (Foto: Sabina Fuhr)

Vinho tinto elaborado no Vale de Colchágua pelo produtor Viña Casablanca, no Chile. Elaborado com uva Merlot, estagia em barricas de carvalho francês entre 10 e 12 meses. Possui aromas que lembram frutas vermelhas e negras, como amoras e passas. Em boca é seco, complexo e elegante, com taninos redondos. A graduação alcoólica é de 14,8%

Ironstone Cabernet Franc

Ironstone Cabernet Franc. (Foto Diego Rauschkolb)

Vinho tinto elaborado com a uva Cabernet Franc, na Apelação Lodi, na Califórnia (EUA). Amadurece em barricas de carvalho francês e americano por 12 meses em adegas subterrânea. Apresenta aromas de framboesa, cereja e carvalho tostado. No paladar é seco, possui corpo médio e equilibrado.

Justino’s Madeira 3 anos Doce

Justino’s Madeira 3 anos Doce. (Foto: Sabina Fuhr)

Vinho de cor âmbar, límpido e brilhante. Possui aroma elegante, sugerindo frutos secos. No paladar é agradável e com doçura marcada. Além disso, é macio e equilibrado, com final longo e agradável. Harmoniza com chocolate negro, queijo, morangos, abacaxi e sobremesas à base de café.

O chef Alexandre Wicki e sua auxiliar Renata foram responsável pelo preparo das comidinhas servidas no evento. (Foto: Sabina Fuhr)
Direção e equipe de vendas da Importadora Porto a Porto. (Foto: Sabina Fuhr)
Diretoria da Importadora Porto a Porto: Pedro Correa de Oliveira, Rodrigo Albernaz, Camila Podolok e Hugo Sola. (Foto: Sabina Fuhr)

Para conhecer mais do catálogo de produtos importados pela Porto a Porto acesse o site www.portoaporto.com.br.

Em Porto Alegre a empresa fica no Shopping DC Navegantes. O telefone é (51) 3072-5899.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here