COMPARTILHE
Troco gente falsa por essa tortinha fácil, fácil (Foto: Igor Amaral)

Presstisserie, confeitaria do Grupo Press, reúne os mais seletos sabores da gastronomia típica na Europa

Por – Igor Amaral

Adicione uma pitada da icônica confeitaria francesa, uma colher de tradição portuguesa, dois toques de sabores italianos e misture tudo num caldeirão brasileiro. Pronto! Retire do forno e delicie-se com a receita da Presstisserie. Situada em um charmoso e moderno espaço na, não menos charmosa, Lucas de Oliveira, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, a casa é uma ode à cultura da confeitaria europeia, congregando traços históricos e novidades.

Esse mil folhas com chimia de uva (Foto: Igor Amaral)

Sob o comando da chef Mirella Aranha, a Presstisserie, que faz parte do Grupo Press Café, está de portas abertas há 3 anos, atendendo aqueles buscam o deleite à mesa. Nascida para somente abastecer a vitrines dos cafés do grupo, a Presstisserie cresceu e seguiu seu próprio rumo. Hoje, além de fornecer os quitutes para toda a rede, também movimenta a confeitaria, que além dos doces, serve café, almoço, brunch e, em breve, servirá janta.

É tão bonito que dá vontade de abraçar (Foto: Igor Amaral)

É impossível descrever a Presstisserie e não esbanjar adjetivos, desde os mais corriqueiros. Mas não se pode negar que a casa é um encanto, com decoração moderna, tons sóbrios, instalações confortáveis, luz natural e bom atendimento, o lugar é daqueles que dá vontade de ficar por muito tempo. Talheres de prata, porcelanas vintage, espumantes e vinhos de sobremesa em taça integram a experiência gastronômica.

Chef Mirella Aranha é quem comanda a cozinha (Foto: Igor Amaral)

Mas quando você chega ao balcão todos os atributos citados anteriormente são secundários. Isso porque a chef Mirella desenha entre açúcares, farinhas, manteigas e cremes belas pinturas, no sentido figurado, claro. Em pequenas porções, que enchem os olhos e agradam as papilas gustativas, ou em grandes bocados, que surpreendem pela beleza e delicadeza, a confeitaria é um charme só.

Dá uma conferida no que você vai encontrar por lá (Foto: Igor Amaral)

Comandando um grupo de 40 funcionários, a chef é atenta aos cuidados, como tem de ser quem lida na confeitaria, e tem de cabeça todas as etapas de produção, escolha de ingredientes e segredos para deixar sempre fresquinhos e crocantes os produtos servidos por lá. Boa parte dos produtos disponíveis no cardápio é montada na hora em que o cliente faz o pedido, chegando às mãos do comensal um tanto de qualidade e sabor. Por exemplo, o folhado é assado na hora, para não correr o risco de ficar murcho. Quando o visitante faz o pedido, a equipe assa e ao chegar à boca, crac! Crocante e gostoso.  Pode até dar um pouco mais de trabalho, mas é a satisfação do cliente que importa para a comandante da casa: “Quando vejo o cliente sorrindo e se surpreendendo com o produto que ele pede, todo o nosso trabalho é justificado”, explica a chef.

Tiramisù em copinhos (Foto: Igor Amaral)

Apaixonada pela cozinha, desde criança, a chef mistura em suas criações as heranças da família. A avó era francesa, o pai, italiano, o avô, português e assim ela alimenta sua fome de cultura gastronômica, resultando na Cozinha Afetiva da Presstisserie. “Sempre que crio um produto novo ou um prato, tenho comigo sabores de lugares que passei e experiências que vivi”, conta Mirella.

Éclairs, Religuiese, Sonho Francês, croissants, croques, baguetes, brioches, Palmireres, Madeleine (Foto: Igor Amaral)

Quem visitar a confeitaria pode optar entre Éclairs, Religuiese, Sonho Francês, croissants, croques, baguetes, brioches, Palmireres, Madeleine, Tartes, Palha Italiana, Tortas, Petit Gâteau e uma variedade imensa.

A entradinha do almoço é um charme só (Foto: Igor Amaral)

Entre os destaques do cardápio estão a massa folhada, feita com manteiga ao invés de gordura hidrogenada, acompanhada por schmier de uva e a Torta Holandesa, que vem com creme holandês, biscoito crocante de mel, coberta por chocolate. Já entre os pratos salgados, as principais opções são: Saint Peter com legumes grelhados ao molho belle meunière; picadinho de alcatra escondidinho no gratin de batata doce; e o camarão com arroz thai e amêndoas ao molho de espumante.

Tem almoço também, viu? (Foto: Igor Amaral)

O menu de almoço conta com 8 opções de pratos quentes e 5 saladas, que são um capítulo relevante do cardápio, pela variedade e diversidade de acompanhamentos e molhos. Para quem não está com tanta fome ou tem uma dieta controlada, elas são boas opções. Além de tudo isso, a Presstisserie também serve os já renomados cafés, que carregam consigo a assinatura do Press. E café é assunto muito sério por lá. A empresa tem uma equipe de especialistas que confere diariamente a qualidade dos cafés servidos em todas as unidades do grupo.

Saint Peter numa cama de batas (Foto: Igor Amaral)

O local também aceita encomendas para eventos. A Presstisserie – que oferece manobrista e estacionamento próprio – conta, ainda, com uma equipe de produção dedicada a atender eventos sociais e corporativos.

Foto: Igor Amaral

O espaço funciona de segunda a sexta, das 10h às 21h, no sábado das 9h às 20h e domingo e feriados, das 9h às 19h. Aos finais de semana, a confeitaria serve fartos cafés de manhã. Nos próximos meses, a promessa é abrir para jantares, estreando, no frio do inverno gaúcho, com fondues e sopas, além do já tradicional menu de almoço.

Av. Coronel Lucas de Oliveira, 1190
Fone: (51) 3085-5888
www.grupopress.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here