COMPARTILHE
Foto: Sabina Fuhr

Por Sabina Fuhr –

Sair para jantar fora no Dia dos Namorados não é um programa que costumo apreciar. Restaurantes lotados, filas de espera ou cardápios caros demais em relação ao que será servido são algumas das situações que me desmotivam a comemorar a data fora de casa.

Namorados no jantar dos restaurantes Gambrinus e Naval. (Foto: Sabina Fuhr)

No entanto, a notícia de que o Mercado Público de Porto Alegre abriria as portas pela primeira vez em um evento romântico no dia 12 de junho me animou.

Santo Antônio homenageado na decoração dos Namorados. (Foto: Sabina Fuhr)

Em uma iniciativa inédita, o local estendeu o horário de funcionamento até as 23 horas, para recepcionar os apaixonados. Também investiu em decoração com balões em formato de coração, iluminação aconchegante e em trilha sonora com direito a trompetista circulando pelo local executando conhecidas canções de amor. O policiamento ao entorno do Mercado Público foi reforçado para garantir segurança ao evento.

Capricho na decoração. (Foto: Sabina Fuhr)

Sete bares e restaurantes prepararam cardápio especial para celebrar o amor com valores e estilos bem democráticos, tudo a ver com a proposta do nosso querido Mercadão que atende pessoas de todas as classes sociais.

Público variado prestigiou a iniciativa. (Foto: Sabina Fuhr)

A iniciativa foi da Associação do Comércio do Mercado Público (Ascomepc) que estima que cerca de 450 pessoas participaram do evento intitulado “Mercado Enamorado”. A diretora da Ascompec, Adriana Kauer, ficou satisfeita com o resultado da ação e tem convicção de que a ideia deve ser colocada em prática outras vezes.

Público do Bar Chope 26, Essencial, Lancheria Luz, Taberna 32 e Restaurante Gaúcho. (Foto: Sabina Fuhr)

Concordo com a Adriana, a iniciativa foi um sucesso e é um privilégio poder vivenciar um pouco mais deste patrimônio histórico da cidade.

Restaurante Gambrinus foi um dos mais procurados da noite. (Foto: Divulgação)

Após bebericar taças do delicioso espumante Brut Rosé Adolfo Lona no Gambrinus, gentilmente oferecido pelo João Mello, proprietário do restaurante, e presidente da ASCOMEPC, nos dirigimos ao Naval para o nosso jantar dos namorados.

Jantando no Naval

Lá também fomos bem acolhidos pelos simpáticos proprietários. O ambiente estava todo decorado para a data, mas optamos em sentar na parte de fora do restaurante para curtir a parte interna do Mercado Público.

Restaurante Naval ambientado para o jantar romântico. (Foto: Sabina Fuhr)

A sugestão para o Dia dos Namorados era o Bacalhau da Casa ou a Anchova Negra ao Molho de Açafrão ou à Belle Meunière. Como entrada era possível optar entre bolinho de bacalhau ou anéis de lula à dorè.

Bolinhos de Bacalhau do Naval. (Foto: Sabina Fuhr)

Começamos com os bolinhos de bacalhau, que no Naval, tem um formato mais compridinhos e vem acompanhados por molho de pimenta e geleia de pimenta.

O excelente Bacalhau do Naval acompanhado por arroz de brócolis e amêndoas. (Foto: Sabina Fuhr)

Como prato principal, escolhemos o bacalhau,  uma posta de 500 gramas de cod gadus morhua,  aquele pescados na Noruega, mas levados para Portugal para serem preparados, tradicionalmente conhecido como bacalhau do Porto.

Sensacional este bacalhau! (Foto: Sabina Fuhr)

O bacalhau é assado escoltado por batatas, pimentões, cebolas, azeitonas, aspargos e ovos cozidos temperado com páprica, ervas e uma dose generosa de azeite. Chegou à mesa na temperatura ideal e extremamente saboroso. Que belo prato! Ah, quase esqueci de dizer que o arroz com com brócolis e amêndoas que o acompanhava também estava ótimo.

Para harmonizar o restaurante ofereceu dois cálices de vinho sauvignon blanc Concha y Toro.

Pastelzinho de Belém. (Foto: Sabina Fuhr)

Finalizando o jantar, Pastelzinho de Belém e  Tulipa de chocolate belga com ganache e bergamota assinada pela confeiteira Adriana Kauer.

Tulipa de chocolate belga com ganache e bergamota. (Foto: Sabina Fuhr)

 Valeu a pena conhecer o Naval e valeu ainda mais a pensa sair para jantar fora no Dia dos Namorados. Já aguardo ansiosa para o próximo evento especial do Mercado Público de Porto Alegre.

Naval Restaurante Bar e Chopp
Mercado Público Central, loja 93
Fone: (51) 3224-4229

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here