COMPARTILHE

Para aquecer nos dias frios, dar energia no início da manhã, espantar o sono que nos ataca durante às tardes de trabalho ou para dividir com a família em momentos de união, o café está mais presente nos nossos dias do que imaginamos. O grão é tão especial que tem até um dia dedicado a ele: 24 de maio, o Dia Nacional do Café.

Quente ou gelado, ele é amplamente consumido ao redor do globo. Para termos uma ideia, em 1980 o café era a segunda mercadoria mais vendida do universo, atrás somente do petróleo. A cada minuto, 1,5 milhão de xícaras de café são consumidas no mundo. Enquanto você lia essa matéria, glub! glub! Muitos litros de café escorreram pelas gargantas sedentas de milhares de pessoas Terra afora.

As cafeterias são templos de devoção ao grão. Lá, a bebida é a estrela da casa, sempre acompanhada de algum doce ou salgado. Padarias e confeitarias também capricham no pretinho básico. Pensando nisso, nós que adoramos um cafezinho, reunimos 10 locais que fazem jus ao sucesso do café.

Café Repúblicacafe-republica2A casa oferece diversos tipos de cafés especiais extraídos nos mais diferentes métodos. O destaque do menu do Café República ficam por conta do cappuccino com Nutella. A cafeteria já faz parte da rotina dos porto-alegrenses, que apreciam um bom café. A casa funciona de terça a sábado, das 9h às 20h, aos domingos o horário de atendimento é das 10h às 20h.

Porto Alegre
Rua da República, 38
Fone: (51) 3573-8177

Press Cafépress caféCom quatro cafeterias na capital, o local se destaca pelo charme dos ambientes e pela qualidade dos cafés servidos. São mais de 25 combinações com café, preparados por um time de baristas reconhecidos em todo o Sul do país. É impossível ir até o Press e não se admirar com os cappuccinos com Latte Art. Eles são lindos.

Porto Alegre
Moinhos – Shopping Praia de Belas – Museu Iberê Camargo – Barra Shopping
www.grupopress.com.br

 

Barbarella Bakerybakery_cafeA casa é o templo do pão. São diversos formas, texturas: Baguette, pain au levain, pain au chocolat, tartine, quiche, kouglouf, bagel, danish, cookie  e tantos outros itens expostos no balcão e reunidos no cardápio respeitam a tradição de suas receitas originais aliadas ás técnicas contemporâneas. Os cafés também ocupam lugar no pódio, em especial o café especial Barbarella – um blend de torra média clara, dos grãos selecionados do Sítio Bela Vista de Alto Jequitibá, Serra do Caparão, Minas Gerais. A Barbarella funciona de segunda a quinta, das 8h às 22h; domingos, das 9h às 21h.

Porto Alegre
Rua Dinarte Ribeiro, 56
Fone: (51) 3346-7164
www.barbarellabakery.com

Armazém Karmazém-k-2Eleito pelos leitores da Revista Sabores do Sul como melhor café de Novo Hamburgo, o Armazém K dispõe de uma grande variedade de cafés. A qualidade é resultado do trabalho atencioso aplicado na bebida, que vai desde a escolha do grão, que é do tipo exportação, até método de preparação, já que todas as funcionárias do Armazém possuem formação como barista. Um dos grandes destaques da carta de cafés é o Summer Afogatto, que leva expresso, sorvete de creme, calda de chocolate e chantilly. Armazém K funciona de segunda a sábado, das 11h às 20h30.

Novo Hamburgo
Rua Almirante Barroso, 17
Fone: (51) 3273-8707

Delícias Confeitaria e CaféDelicias-confeitariaNum ambiente aconchegante, a Delícias oferece diversos tipos de café, preparados na hora, sob supervisão do cliente. São diversas opções, desde o tradicional expresso, aos bem elaborados, que levam chocolate e outros acompanhamentos. O local é ideal para um café, junto com as delícias da casa. O atendimento da Delícias Confeitaria é de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h; aos sábados, das 7h30 às 20h, domingos e feriados das 15h às 20h.

Novo Hamburgo
Rua 24 de Maio, 741, Vila Rosa
Fone: (51) 3035-3253

Solar da MarquesaSolar-da-marquesaUma das mais charmosas casas de Novo Hamburgo, oferece requintados sabores, entre almoços e lanches. Ambientado num casarão dos anos 30, o local oferece Expresso curto, duplo, Carioca, pingado, cortado e Cappuccino. Não deixei de provar os brigadeiros do Solar. O local funciona de terças a sábados das 13h às 22h30; e domingos das 13h às 19h.

Novo Hamburgo
Rua João Antonio da Silveira, 504
Fone: (51) 3065-2001
www.solardamarquesa.com.br

Caracol Chocolatescafe-chocolate-caracolQuando se fala da Caracol, logo lembrados de chocolate, mas nem só disso vive a empresa. Em Novo Hamburgo, há um espaço para comer muito chocolate e, também, tomar café diferenciado. Claro que as delícias do cacau se misturam, o café caracol traz na sua composição chocolate ao leite, um expresso duplo e chantilly com raspas do mesmo chocolate. Para quem aprecia um bom café é impossível não se deliciar.

Novo Hamburgo
Shopping I Fashion Outlet (Loja 118B)
Fone: (51) 3600-0658
www.caracolchocolates.com.br

Café Et Pâtisserie Mundo de Chocolategramado-mundo-de-chocolate-chocolate-quenteO charmoso café fica no Parque Temático Mundo de Chocolate da Lugano. No cardápio, cafés e chocolates especiais, como o cappuccino com chocolate meio amargo e o chocolate quente com gengibre e canela. O Café Et Pâtisserie fica aberto todos os dias, a partir das 9h30m.

Gramado
Av. Borges de Medeiros, 2497
Fone: (54) 3295-5973
www.chocolatelugano.com.br

Josephina Cafégramado-josephina-cappucinoUm casarão antigo datado da década de 1950, construído pelo bisavô dos proprietários, abriga um dos bistrôs mais bacanas de Gramado. O cardápio apresenta 23 tipos de café dos mais variados sabores. Destaques para os Café Perini, que leva expresso, Frangélico, sorvete de creme, calda de frutas vermelhas e chantilly, e para o Mocca Branco, com expresso, leite e chocolate branco.

Gramado
Rua Pedro Benetti, 22
Fone: (54) 3286-9778
www.josephinacafe.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here