COMPARTILHE
Foto: João Ricardo

A erva-mate, um dos ícones da cultura gaúcha, vem conquistando outras funcionalidades além do chimarrão. E a culinária está abraçando cada vez mais o ingrediente. A Fritz & Frida juntamente com a chef Biba Retamozo incluiu a erva em um dos pratos mais tradicionais da cultura alemã. A curiosa Cuca de Erva Mate é uma boa pedida para ser servida em um café da tarde, mas também é opção para acompanhar embutidos e refeições principais, como o churrasco. Bom apetite!

Ingredientes
450g de farinha de trigo
50g de erva-mate peneirada
200g de açúcar mascavo
200g de açúcar refinado
10g de fermento biológico seco
2 ovos
240ml de leite morno
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 gema de ovo para pincelar

Streusel: farofa de 50g de manteiga sem sal com 60g de erva-mate peneirada e 100g de açúcar

Modo de preparo
Misture os ingredientes secos (farinha, erva-mate, fermentos, açúcares) e acrescente-os ao mix de líquidos (ovos, leite e manteiga derretida). Amasse a massa por aproximadamente 20 minutos, sobre uma superfície enfarinhada, até que fique bem homogênea e elástica. Molde bolinhas ou pequenos retângulos, de tamanhos regulares, e coloque em uma forma untada (com manteiga) ou forminhas de papel.

Para o streusel, misture os ingredientes a mão, fazendo uma farofa. Quando pronta a farofa, coloque-a sobre as cucas após pincelar gema de ovo para que grude. Deixe que cresçam até dobrar de tamanho e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

11 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, Nicole, a receita tem mais açúcar que o normal, até para contrabalançar o amargor da erva-mate. Para amenizar o “dano” colocamos parye de açúcar mascavo. Mas tudo depende do teu paladar, certamente podes fazer com um pouco menos se preferires. Só não pode reduzir muito para não interferir no crescimento da massa. 😉

    • Olá Vanessa, tudo bem?

      Pode colocar papel manteiga e assar em cima, vai ficar no formato da forminhas e depois é só remover, ou untar com azeite ou óleo, mas se cair açúcar pra baixo vai caramelizar e queimar.

      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here