COMPARTILHE

Por Sabina Fuhr –

De um modo geral, a Independência do Brasil é marcada por desfiles cívicos e um feriado prolongado. O SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no entanto, foge a regra e organiza anualmente um grandioso evento que remete aos tempos do Império.

spa-do-vinho-bg
SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola. (Foto: Divulgação)

Trata-se do Baile Imperial, que em 2015 chegou a sua sétima edição. Durante todo o feriadão de setembro, hóspedes e convidados vivenciaram uma inesquecível noite inspirada no século XIX, com decoração, gastronomia, figurino e trilha sonora original. Uma oportunidade única de viajar na história do país.

mascaras-spa-do-vinho-baile-imperial2015
Máscaras Artísticas confeccionadas pelos artesões da Cada das Máscaras de Gramado. (Foto: Sabina Fuhr)

Participei das três primeiras edições do evento e, portanto já tinha uma noção do que esperar. Mesmo assim fiquei surpreendida com tamanho requinte e a minuciosa preocupação com detalhes da festa deste ano.

spa-do-vinho-corte-baile-imperial
Deborah e Aldemir Villas-Bôas Dadalt caracterizados de Dona Leopoldina e Dom Pedro. (Foto: Sabina Fuhr)

Os preparativos para o Baile Imperial exigem meses e envolvem mais de 140 profissionais. Toda pesquisa de costumes, trajes e bailados acontece pelas mãos dos colaboradores sob a coordenação da sócia-diretora do SPA do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt. Ela juntamente com o marido e também sócio diretor do SPA do Vinho, Aldemir, fazem as honras de Imperador Dom Pedro e Dona Leopoldina durante o evento.

spa-do-vinho-baile-imperial2015
Baile Imperial tem gastronomia, figurinos e músicas inspirados no século XIX. (Foto: Sabina Fuhr).

A festa convida os participantes a trajarem roupas inspiradas na corte portuguesa ou trajes de gala; e a usar máscaras em couro, características da época. No início da festa, trombetas anunciam a chegada da Corte em trajes de época, bem como de todos os convidados. Um luxo!

baile-imperial-spa-do-vinho-livro
Livro Cozinheiro Imperial de 1852 serviu de inspiração para o Banquete Imperial do SPA do Vinho. (Foto: Sabina Fuhr)

O ponto alto do evento é o banquete minunciosamente preparado pela equipe dos chefs Felipe Pinelli e Evandro Comiotto inspirados na obra Cozinheiro Imperial, considerado o primeiro livro de cozinha brasileira datado de 1852.

chefs-spa-do-vinho
Os chefs do SPA do Vinho Felipe Pinelli e Evandro Comiotto. (Foto: Sabina Fuhr)

Os chefs dedicam semanas em busca de ingredientes autênticos e das técnicas de preparo que resgatem os hábitos alimentares do século XIX. Para harmonizar, vinhos premium das vinícolas Miolo, Almaúnica, Lídio Carraro e Pizzato, apoiadoras oficiais do evento.

mesa-spa-do-vinho-baile-imperial2015
Mesas finamente montadas para o Baile Imperial. (Foto: Sabina Fuhr)

As mesas finamente montadas com muitas taças, talheres, guardanapos de linho, flores, velas e castiçais faziam jus à comida servida à francesa numa sequência de cinco pratos.

spa-do-vinho-paes-baile-imperial
Couvert de pães, patês, queijos e camarões marinados. (Foto: Sabina Fuhr)

Para começar: pães, camarões marinados ao azeite com pimenta biquinho e patês de fígado e salmão com nozes. A espumante Miolo Cuveé Tradition Brut Rosé foi servida para acompanhar.

baile-imperial-entrada-fria-spa
Peixe escalfado em hervas refrescantes e vinagrete de grãos com folhas tenras. (Foto: Sabina Fuhr)

A primeira entrada foi um peixe escalfado em hervas refrescantes e vinagrete de grãos com folhas tenras. Para beber, o surpreendente espumante Pizzato Brut Rosé 2014 D.O.V.V.

baile-imperial-pizzato-spa-do-vinho
Pizzato Brut Roseé 2014 D.O.V.V. (Foto: Sabina Fuhr)

Na sequência, bacalhau desfiado e gratinado servido em cestinha crocante e acompanhado por tiras de quiabos. Na taça, o vinho Lídio Carraro Dádivas Chardonnay 2013.

entrada-quente-spa-do-vinho-baie-imperial
Bacalhau desfiado e gratinado. (Foto: Sabina Fuhr)
dadivas-spa-do-vinho-baile-imperial
Lídio Carraro Dádivas Chardonnay 2013. (Foto: Sabina Fuhr)

Faisão com cogumelos frescos e purê de batatas doces foi o primeiro prato. Um dos mais gostosos da noite com sabor ressaltado a cada gole do Reserva Almaúnica Syrah 2012.

faisao-spa-do-vinho-baile-imperial
Faisão com cogumelos frescos e purê de batatas doces harmonizado com o vinho Reserva Almaúnica Syrah. (Foto: Sabina Fuhr)

O ápice do banquete aconteceu com a chegada do stinco de cordeiro ao molho de vilão (típico açoriano) guarnecido com manjar de abobrinha.

baile-imperial-spa-do-vinho2015
Stincos de cordeiro foram decorados com velas faiscantes. (Foto: Sabina Fuhr)

Harmonizou com o prato, o rótulo Premium Merlot VE 2011, representante da D.O. Vale dos Vinhedos e produzido pelo Condomínio Vitivinícola do Spa do Vinho em parceria com a Vinícola Miolo. Este vinho pode ser comprado no hotel por R$ 170,0 a garrafa.

stinco-de-cordeiro-spa-do-vinho-baile-imperial
Stinco de Cordeiro com Manjar de Abobrinha harmonizado pelo vinho lançamento VE 2011 Merlot D.O.V.V. (Foto: Sabina Fuhr)

A fina doçaria portuguesa também fez parte do banquete preparada sob a supervisão da pâtisserie, Ketlyn Pilleti.  Camafeus de nozes, quindins, fios de ovos, torres de carolinas, eclairs, queijadinhas, chocolates e brigadeiros estavam entre as delícias açucaradas. Para acompanhar o cafezinho, macarons, madeleines e vários biscoitinhos.

camafeu-baile-imperial-spa-do-vinho
Camafeu de nozes. (Foto: Sabina Fuhr)
torre-carolinas-spa-do-vinho-baile-imperial
Torre de Carolinas. (Foto: Sabina Fuhr)

No intervalo entre um prato e outro, apresentações da orquestra Camerata Accord do maestro Huberto Gestal Meyer, da soprano Elisa Conceição Machado, do tenor Vinícius Antoniazzi Brandelli, além de encenações artísticas simbolizando a declaração da Independência do Brasil.

baile-imperial-cantor
Vinícius Antoniazzi Brandeli , Tenor na Ópera do Baile Imperia. (Foto: Divulgação)

Nada soa falso, forçado. Percebe-se logo se tratar de uma rica reconstituição histórica.  Aos organizadores só nos resta elogiar e aplaudir. Ah, e comemorar que em 2016 tem mais.

Bento Gonçalves/RS
www.spadovinho.com.br
Rod. RS 444, KM 21 – Vale dos Vinhedos
Fone: (54) 2102-7200

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here