COMPARTILHE

Um viva ao queijo! Frio ou derretido, o lacticínio acrescenta um sabor delicioso a diversas receitas. Podemos incrementar simples saladas, molhos e massas utilizando diversos tipos de queijo, que por si só já se transformam em ótimos aperitivos, quando frios. . O Top List desta semana te ensina 8 receitas práticas e saborosas com essa delícia.

Fondue de queijo

fondue_queijo

Ingredientes

½ dente de alho
10 colheres de sopa de vinho branco seco
250 g de queijo tipo suíço cortado em cubos
Pimenta do reino branca moída
Uma pitada de noz moscada ralada
1 colher de sopa de kirsch
Cubos de pão para acompanhar

Modo de preparo

Esfregue o interior de uma panela com o lado cortado do dente de alho. Leve a panela ao fogo bem baixo com o vinho, o queijo, a pimenta e a noz moscada. Mexa até levantar fervura. Junte o kirsch e cozinhe até a fondue ficar cremosa. Sirva com garfos próprios para o fondue e os cubos de pão.

Queijo empanado

queijo_empanado

Ingredientes
10 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
10 colheres de sopa de cerveja
Fatias de queijo gouda ou suíço

Modo de preparo
Em uma tigela, peneire 10 colheres de sopa de farinha de trigo, faça uma cova e coloque 1 gema e 10 colheres de sopa de cerveja. Bata bem. Junte a clara batida em neve e passe fatias de queijo gouda ou suíço nessa mistura. Frite em bastante óleo quente, até ficarem douradas. Sirva com salada de folhas.

Bombinhas de queijo

bombinha_queijo

Ingredientes
2 colheres de sopa) de margarina
1 xícara de chá de água
1 colher de café de sal
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 ovos batidos
2 xícaras de chá de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Prepare uma massa básica para bombinhas e adicione-lhe ¾ xícara de chá de queijo ralado: metade parmesão, metade cheddar ou prato. Forme bolinhas e frite-as em bastante óleo quente. Sirva-as com molho de tomate e uma salada de folhas.

Patê de queijo

pate-queijo

Ingredientes
1 ½ xícara de sobras de queijo ralado ou amassado
1/3 xícara de chá de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Ervas aromáticas picadas

Modo de preparo
Misture 1 ½ xícara de chá de sobras de queijo, ralado ou amassado, com 1/3 xícara de chá de manteiga, sal e pimenta a gosto e ervas aromáticas picadas; Divida entre 2 tigelinhas e sirva com torrada. Se não for servir imediatamente, elimine as ervas e cubra a superfície com uma camada fina de manteiga clarificada.

Pão de queijo

pao_queijo

Ingredientes
1 kg de queijo meia-cura ralado
4 ovos
50 g de sal
100 g de margarina
½ litro de leite
800 g de polvilho doce
200 g de polvilho azedo

Modo de preparo
Misture os polvilhos. Faça uma cova no centro das farinhas e coloque o queijo, os ovos, a margarina e o sal. Vá colocando o leite devagar, enquanto amassa a mistura. Se a massa ficar mole adicione mais polvilho doce, se ficar dura, coloque mais leite. Leve ao forno ligeiramente aberto (mais ou menos um dedo) por 20 minutos. Depois é só servir!

Molho de queijo cheddar

molho_cheddar

Ingredientes

3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara e 1/2 de chá de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino branca moída a gosto
1 colher de sopa de orégano
1 xícara de chá de cheddar ralado

Modo de preparo

Coloque a manteiga num refratário e leve ao microondas de 30 segundos a um minuto para derreter. Junte o amido e mexa bem, adicione o leite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao microondas por quatro a cinco minutos, para o molho engrossar. Junte o orégano e o cheddar e volte ao microondas por mais 2 a 3 minutos para derreter o queijo. Dica: Você pode substituir o orégano por ervas finas. Sirva com nachos ou por cima de massas e carnes.

Lasanha aos quatro queijos

lasanha_queijos

Ingredientes
500 g de massa de lasanha cozida
250 g de mussarela em fatias
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de chá de leite
50 g de queijo gorgonzola esfarelado
100 g de queijo provolone ralado
50 g de queijo parmesão ralado
1 lata de creme de leite

Modo de preparo
Prepare o molho: em uma panela, doure a farinha com a manteiga. Espere amornar. No liquidificador, bata a mistura de farinha e manteiga, o leite, o gorgonzola, o provolone, o parmesão e o creme de leite. Transfira para uma panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Em um refratário, alterne camadas de massa, molho e mussarela. Termine com molho, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno, preaquecido, a 200 ºC até derreter o queijo e dourar.

Pudim de queijo com goiabada

queijo_goiabada

Ingredientes

6 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá de açúcar
4 gemas
2 xícaras de chá de ricota esfarelada
1 xícara de chá de leite
Raspas de 1 limão
3 colheres de sopa de amido de milho
4 claras em neve

Calda:
150 g de goiabada cortada em cubinhos
1/2 xícara de chá de água
Queijo ralado para decorar

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180 ºC. No liquidificador, bata a margarina, o açúcar e as gemas até obter um creme. Acrescente a ricota, o leite, a raspa de limão e o amido de milho. Por último misture delicadamente as claras em neve. Unte com margarina uma forma de 22 cm com furo central e polvilhe com açúcar. Despeje o creme e asse em banho-maria, no forno, por uma hora. Deixe esfriar  e desenforme. Para preparar a calda, em uma panela, coloque a goiabada, a água e deixe ferver até formar uma calda grossa. Deixe amornar e despeje sobre o pudim. Polvilhe o queijo ralado por cima e sirva em seguida.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here