COMPARTILHE

Há pouco mais de 140 anos, diversas famílias partiram do Norte da Itália rumo ao Brasil. De lá, trouxeram parcos bens materiais, mas por outro lado a vontade de fazer uma nova vida em nosso país. O sonho desses imigrantes fez com que a paisagem da Serra Gaúcha mudasse. Abrindo picadas nas matas selvagens, homens e mulheres deixaram um legado de dedicação, fibra e coragem. Uma dessas heranças é produção de vinhos. Iniciada como um hobby pelos colonos, ao longo do tempo ela se desenvolveu e hoje ocupa lugar de destaque na Economia gaúcha.

Cada vez mais o vinho gaúcho tem conquistado o paladar dos brasileiros. Junto com essa evolução, empresários do setor criaram diversas atividades paralelas à produção vinícola.  Não precisa ser um expert ou apaixonado pela bebida para se aventurar nessas atrações. Visitar as vinícolas durante o inverno é um convite às refeições mais longas, diante de uma bela com pratos típicos locais. Além disso, o visitante conhece detalhes de produção de vinhos e espumantes que são reconhecidos em várias partes do mundo.
Destacamos sete vinícolas as região serrana que você pode conhecer e vivenciar experiências ímpares.

Aurora — Bento Gonçalves A empresa é conveniada com agências de turismo locais e, uma vez por semana, recebe visitas gratuitas e oferece degustações, também sem taxa. Quem desejar conhecer mais a história e estrutura da vinícola pode agendar uma data e um horário para ser recebido.

Além de contar com um café recém-inaugurado, a sede da Aurora, localizada na zona central de Bento Gonçalves, tem uma adega recheada de itens raros, como safras antigas, e também conta com uma sala de degustações para grupos de pequeno e médio porte. Nessa atividade, o aporte financeiro e as reservas são necessários. Quem gostar de exclusividade pode negociar e tentar fazer uma visita ao vinhedo deles no município de Pinto Bandeira. A paisagem é incrível e é possível almoçar ou jantar no local.

www.vinicolaaurora.com.br
Rua Olavo Bilac, 500 – Bento Gonçalves
Fone: (54)3455.2000

Miolo — Bento GonçalvesVinícola-MioloO roteiro de enoturismo pela Miolo é uma verdadeira imersão ao mundo do vinho. O visitante conhece o histórico Lote 43, local que ainda hoje abriga parte das videiras da empresa, as pipas de fermentação e todo o processo de produção dos vinhos. E, claro, sempre rola aquela degustação de vinhos. Há também a experiência do Wine Garden, um piquenique pelos vinhedos da empresa com comes e bebes e espaço para crianças. No menu, existem sanduíches típicos com muito queijo e presunto cru, doces e belisquetes inspirados na Itália. Muitos ingredientes que vão para a mesa são produzidos em uma horta orgânica cultivada especialmente para isso.

www.miolo.com.br
RS-444, Km 21 – Vale dos Vinhedos
Fone: (54) 2102-1500

Salton — Bento Gonçalvesfachada-saltonA Vinícola Salton, motivada pelo interesse crescente no mundo do vinho, mantém qualificado atendimento ao público e oferece programas customizados de visitação. A sede da empresa em Bento Gonçalves, situada em um imponente prédio com decoração antiga recebe os visitantes. Um dos destaques que torna a Salton uma atraente opção turística é a facilidade de se passear pela vinícola. Passarelas aéreas possibilitam ao visitante acompanhar todo o processo produtivo de recebimento, elaboração, engarrafamento e amadurecimento dos produtos. A cada ano, a vinícola recebe mais de 70 mil turistas.

A surpresa da visita fica por conta da Cave Evolução. Em um labirinto escuro e com música instrumental ambiente, o visitante conhece parte da história da empresa, com objetos e imagens que contam o século de atuação da Salton. Entre eles, o cálice usado pelo Papa Bento XVI quando veio ao Brasil. Na ocasião, foi servido ao pontífice o vinho Salton Talento.

www.salton.com.br
Rua Mário Salton, 300 – Distrito de Tuiuty
Fone: (54) 2105.1000

Geisse — Pinto Bandeiracave-geisseO roteiro de visitação da Cave Geisse contempla três modalidades: a Geisse Experience, Open Lounge e a Visita e Degustação.  A Experience faz parte de uma aventura pelo Terroir Geisse a bordo de um 4×4 que o levará para conhecer os vinhedos e seus arredores, acompanhado de um guia que mostrará todos detalhes. O passeio dura, aproximadamente, 1h30. Como plus, um brinde no Espaço Zen, em meio à natureza.

O Open Lounge é propício para que o visitante desfrute dos sons da natureza em um agradável ambiente entre os parreirais da vinícola, acompanhado de empanada artesanal chilena e harmonizada com um delicioso espumante da Família Geisse.
A Visita e Degustação mostra todos os encantos da Vinícola Geisse em meio às lindas paisagens que compõem o seu terroir. A visita mostra os detalhes do milenar processo de elaboração de espumantes pelo método tradicional. O visitante pode aproveitar para degustar os mais conceituados espumantes da América do Sul elaborados pelas mãos dos principais especialistas no assunto. Para a visita e degustação, o turista deve reservar uma hora.
Quem deseja marcar um dos três passeios pode entrar no site da vinícola para fazer o agendamento ou ligar para a sede da Geisse.

www.cavegeisse.com.br
Linha Jansen, s/n, 
Pinto Bandeira/RS
Fones: (54) 3455.7461

Peterlongo — Garibaldi

Castelo Peterlongo (Foto: Divulgação)

Toda a história da Peterlongo pode ser conferida em uma visita à vinícola. Durante o passeio, os turistas conhecem a estrutura do castelo onde a família ergueu seu império e as caves da empresa, com o charme noturno, ou até mesmo durante o dia. A visitação guiada dura, em média, 50 minutos e, neste período, é possível reviver a história da elaboração do 1º Champanhe do Brasil. É necessário fazer reserva antecipada.

www.peterlongo.com.br
Rua Manoel Peterlongo Filho, 216
Fone: (54) 3462 1355

Dal Pizzol — Bento Gonçalvesvinicola-dal-pizzolA vinícola construiu um museu para recontar a história do vinho, com objetos, imagens, textos e vinhos históricos de diversas partes do planeta.  Outro ponto bacana do complexo é os Vinhedos do Mundo, uma coleção ampelográfica privada, em campo, com cerca de 400 variedades de uvas, de 30 países. Hoje, é considerado uma das três maiores coleções de uvas privada do planeta, a maior da América Latina. Desde 2005, quando começou a ser desenvolvido, o projeto conta com o apoio da Embrapa Uva e Vinho e de entidades internacionais que têm contribuído com o envio de exemplares para serem cultivados na vinícola.

Desde 2011, a vinícola realiza a colheita simbólica, celebrando a cultura do vinho e a solidariedade entre as nações. Na quarta colheita simbólica, realizada no dia 8 de fevereiro de 2014, a vinícola aproveitou para lançar o Vinum Mundi 2013, vinho produzido a partir de microvinificações com 100 variedades de uvas.

A Enoteca, localizada em um antigo forno da olaria, conservado e restaurado, guarda os vinhos produzidos pela empresa da família desde sua fundação em 1974. Contém ainda uma réplica do primeiro vinhedo construído pelos imigrantes, todo de madeira e sem fios de arame.

A Dal Pizzol também possui um restaurante que resgata a cultura dos imigrantes italianos. O Ristorante Enoteca Dal Pizzol, um pitoresco restaurante ao lado dos lagos, atende grupos pré-agendados e oferece cardápios temáticos que resgatam as tradições dos imigrantes italianos que colonizaram a região.

Interessados em viver esta experiência podem visitar a Dal Pizzol de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 11h40 e das 13h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30. Para grupos, é preciso agendar reserva.

www.dalpizzol.com.br
RS 431, Km 5,3 – Distrito de Faria Lemos
Fone: (54) 3449.2255

Don Giovanni — Pinto Bandeiradon-giovanniNa propriedade da Don Giovanni existe uma casa antiga, construída em meados dos anos 1930, que, hoje, abriga uma pousada com oito quartos para hospedagem.  Há também uma charmosa cabana disponível para os hóspedes em meio aos vinhedos. Todos os ambientes são decorados com móveis antigos, o que dá uma sensação ao visitante de voltar às origens da colonização italiana. A vista dos quartos é encantadora ao amanhecer, um açude ao lado do casarão agrega um charme ímpar ao local.
A local também dispõe de um restaurante no andar térreo da pousada. Com capacidade para 60 pessoas, lá são realizados jantares para os hóspedes e pequenos grupos, mediante reserva antecipada. O cardápio é baseado na gastronomia local e tem como destaque o Risoto de Alcachofras, acompanhado de frango na cerveja, passas de uva e cebolas, batata com alecrim e alho, além de saladas. As sobremesas também fazem sucesso: cassata com calda de vinho e espumante, ambrosia, frutas em calda e doce de abóbora. Boa parte dos insumos é plantada na própria horta da Don Giovanni.

www.dongiovanni.com.br
VRS 805 – Linha Amadeu (28) km 12 – Distrito Pinto Bandeira
Telefone: (54) 3455.6293

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here