COMPARTILHE
Foto: Sabina Fuhr

Por Joana Rauschkolb – 

Independente do cardápio, Páscoa é sinônimo de família reunida em torno de uma mesa farta! Para a confraternização ser completa, não podem faltar vinhos para acompanhar a entrada, o prato principal e a sobremesa. Pensando nisso, selecionamos 7 vinhos portugueses que a Porto a Porto traz ao Brasil que têm tudo a ver com a data e que são bastante versáteis, seja para harmonizar com seu almoço na Sexta-feira Santa ou no domingo de Páscoa. Ah, também deixamos a dica de um um bom azeite de oliva extravirgem que vai deixar suas receitas ainda mais gostosas. Confira!

3B
Para celebrações ao redor da mesa, um belo espumante não pode faltar. Nossa indicação é o 3B, português assinado pela enóloga Filipa Pato, elaborado pelo Método Tradicional (o mesmo de Champagne) com as uvas Baga e Bical, na Bairrada. Seco, frutado e com excelente acidez, é excelente para aperitivos, mas também versátil o bastante para acompanhar refeições. A graduação alcoólica é de 12%.

Espumante 3B Filipa Pato

Santola Vinho Verde
Para aqueles que preferem “abrir os trabalhos” com um vinho branco, a sugestão é o Santola Vinho Verde, português do Minho, elaborado pela Caves Messias. Uma ótima opção para aperitivo, mas também indicado para acompanhar saladas ou pescados. Elaborado com as uvas Loureiro e Pederña, é fresco, refrescante, muito frutado e possui acidez que contrasta com seu sabor levemente adocicado. A graduação alcoólica é de 9%.

Santola Vinho Verde

Marquês de Borba Tinto
O Marquês de Borba tinto, elaborado pelo enólogo João Portugal Ramos no Alentejo, é uma excelente opção para acompanhar posta de bacalhau, risoto com carne de cordeiro ou até mesmo um cardápio com carne vermelha assada. Blend das uvas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Touriga Nacional, é um vinho com taninos suaves e muito bem equilibrado, resultado do tempo em que estagiou em barricas de carvalho. A graduação alcoólica é de 14%.

Marquês de Borba tinto

Tons de Duorum tinto
Um vinho curinga, que se dá bem com diversos cardápios, é o Tons de Duorum tinto, elaborado pelo projeto Duorum, na DO Douro. O rótulo é uma combinação das clássicas vinhas portuguesas Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz e passa 6 meses em barrica de carvalho. O resultado são aromas de frutas vermelhas frescas, taninos suaves, maduros e muito bem integrados. A graduação alcoólica é de 13,5%.

Tons de Duorum

Quinta do Cachão
Outra opção de vinho português do Douro é o tinto Quinta do Cachão, da Caves Messias, que acabou de ganhar um rótulo novo, mais moderno. Trata-se de um vinho que combina quatro uvas portuguesas, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e Touriga Franca, e estagia um breve período em carvalho. Despretensioso e fácil de beber, acompanha bem carnes grelhadas ou queijos macios. A graduação alcoólica é de 13%.

IMG_9964

 

Vinho Madeira Justino’s 3 anos
Para fechar uma refeição em alto estilo e acompanhar aquela deliciosa sobremesa de chocolate, o Vinho Madeira Justino’s 3 Anos é um clássico. Elaborado na Ilha da Madeira, em Portugal, é um vinho fortificado doce extremamente agradável, macio e equilibrado, com um longo final em boca. A graduação alcoólica é de 19%.

Justino 3 anos

Porto Messias Ruby
Outra opção para acompanhar sobremesas é o vinho do Porto Messias Ruby, elaborado pelo produtor Caves Messias, no Douro. De caráter jovem e bastante aromático, apresenta notas de frutos vermelhos e é ideal para acompanhar chocolate, dos mais doces aos mais amargos. A graduação alcoólica é de 19%.

Porto Messias Ruby

Azeite Oliveira Ramos Premium Extravirgem
É um azeite premiado, muito especial elaborado pelo famoso enólogo João Portugal Ramos, em Estremoz, no Alentejo, sul de Portugal. O objetivo era criar um produto de grande qualidade e que fosse de encontro às tendências do mercado. Para isso, o produtor antecipou a colheita das azeitonas Cobrançosas, Galega e Picual e apostou no perfil verde e elegante do azeite. O resultado é um produto inesquecível, fresco, equilibrado, com excelente persistência e acidez máxima de 0,2%.

azeite virgem JPR_bx branco

* Joana Rauschkolb é sommelier da
Importadora Porto a Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here