COMPARTILHE

Sem ideia de onde almoçar ou jantar no Litoral Norte gaúcho? Nossa lista reúne seis restaurantes que merecem uma visita.

Maré  Brasil Culinárias

mareBrasil
Sorvete de creme com fricassê de manga ao chocolate branco, filetes de limão siciliano caramelizado e crocância de amêndoas. (foto: Sabina Fuhr)

Há 15 anos o chef Marco Silva abre as portas do restaurante de verão Maré Brasil Culinárias, em Xangri-lá. Baseado nas viagens que já fez há mais de 20 países ele cria pratos deliciosos e instigantes. Da Grécia nasceu  as Costeletas de Camarão, quatro camarões gigantes em brusqueta com creme azedo, mel, mostarda em grãos e gengibre caramelizado.

A França inspirou o Magret Tours D´Argent, peito de pato marinado ao vinho do Porto, conhaque, ervas finas, zimbro e geleia de pimenta, finalizado sobre colchão de batata baroa.
O Salmão Mustafa foi criado a partir da passagem do chef por Istambul, filé de salmão grelhado, espinafre, mostarda Dijon em grãos e limão siciliano caramelizado sob pincelada de geleia de pimenta.
Entre as sobremesas vem da Catalunha a Cova D´em Xoroi, sorvete de creme com fricassê de manga ao chocolate branco, filetes de limão siciliano caramelizado e crocância de amêndoas.

O Maré Brasil Culinária atende de terça a domingo somente no jantar. Sugerimos que você faça reserva, pois as mesas são super concorridas. O restaurante permanecerá aberta até final de fevereiro.

Xangri-lá/RS
Av. Paraguassú, 1473
Fone: (51) 3689-3308

Jasmim Restaurant – Las Dunas

jasmim
Bacalhau Grelhado com Azeite, acompanha endívias, batatas, azeitonas chilenas e cebolas babys salteados. (foto: Sabina Fuhr)

Neste verão o Jasmin Restaurant está instalado no condomínio Las Dunas em Xangri-lá. O querido  chef Jean Rodrigues e seu dinâmico sócio Flávio Borges são responsáveis pelas comidinhas do bar da praia, pelos eventos, almoços e jantares servidos aos condôminos e convidados.
No cardápio noturno várias criações com peixes e frutos do mar. No cardápio noturno, cinco opções de Entradas, como por exemplo, o Carpaccio de Salmão Defumado servido com molho de Dijon ao limão siciliano, parmesão e alcaparras. Duas sugestões de carne, duas de aves e duas de massas.

As criações com peixes e frutos do mar chegam a cinco. Destaque para o Mar do Norte, Lombo de Bacalhau Grelhado com Azeite, acompanha endívias, batatas, azeitonas chilenas e cebolas babys salteados. Uma posta de respeito que mata qualquer vontade de comer bacalhau. Além das opções descritas no menu Jean oferece aos comensais algumas novidades de acordo com os ingredientes  que encontra no dia. Maravilhoso o palmito em panko com camarão empanado no gergelim bicolor com molho tailandês.

As sobremesas são assinadas pelo chef pâtissier Diego Andino.  Bom demais o Pop Rustic Biscuit de Petit Gateau, bavaroise de chocolate belga levemente recheada com doce de leite e merengue suíço banhado em geleia de cacau belga.  O menu tem pratos kids. Aberto à noite de quinta a domingo até depois do Carnaval.  Recomenda-se fazer reserva.

Xangri-lá/RS
Condomínio Las Dunas
Av. Paraguassu (R. Rio Divisa)
Fone: (51) 9566-1311

Bar 2 – Complex Atlântida 

bar2
Combo Crocância. foto: (Sabina Fuhr)

O Bar 2 integra o Complexo Atlântida. Sob o comando do simpaticíssimo chef Vico Crocco o lugar é um mix de restaurante, lounge, boteco e pub. No cardápio petiscos deliciosos como aipim frito, bolinho de siri e camarão crocante no panko, além de pratos como ceviche, cogumelos refogados e spätzle. Entre nossos preferidos está o Arroz Maresia, arroz integral preto e vermelho com camarão, tomate cereja, aspargos, cogumelos, ervilhas tortas, queijo fetta e labneh (coalhada seca). Para beber, cervejas, vinhos, drinques e caipirinhas. O público do Bar 2 é bem eclético e reuni desde famílias inteiras, casais enamorados ou grupo de amigos em clima de paquera.

O Complex Atlântida somente abre sextas e sábados a partir das 21horas. Encerra as atividades no litoral no final de fevereiro. Recomenda-se fazer reservas.

Xangri-lá/RS
Av. Central, 2060
Fone: (51) 9309-4145

Réchaud Restaurante

rechaudrest
Filé grelhado coberto com demi-glace de pimenta e creme de leite fresco, somado a batata esmurrada no óleo trufado de alho. (foto: Sabina Fuhr)

Aberto o ano todo o Réchaud é um dos clássicos de Capão da Canoa. Ao meio-dia serve bufê por quilo de comida caseira, todos os dias da semana. Á noite o sistema é à la carte contendo pratos como saladas, massas, risotos, filés de gado, filés de peixe e sobremesa. Destaque para o Filé Pimenta, filé grelhado coberto com demi-glace de pimenta e creme de leite fresco, somado a batata esmurrada no óleo trufado de alho. Outra boa pedida é Salão ao Molho Amêndoas, filé de salmão grelhado, aspargos na manteiga coberto com redução de amêndoas e damascos no champagne. O restaurante tem ainda um cardápio especial de sushi e sashimi.

Capão da Canoa/RS
Av. Paraguassú, 2578
Fone: (51) 3625-2976
www.rechaudrestaurante.com.br

Cantinho do Pescador

cantinhaPescador
Linguado ao Molho de Camarão. (foto: Sabina Fuhr)

Uma das mesas mais disputadas de Torres, o Cantinho do Pescador, está em funcionamento desde 1973 às margens do Rio Mampituba e de frente para a Praia dos Molhes. Da cozinha saem pratos variados, mas são os peixes e frutos do mar os campeões de vendas. Provamos e gostamos muito do Linguado ao Molho de Camarão. Imperdível também o Siri na Casca. O Cantinho do Pescador fica aberto o ano inteiro, sempre a partir das 11h e sem hora para fechar.

Torres/RS
Av. Beira Rio, 210
Fone: (51) 3626-4374
www.cantinhodopescador.com.br

Restaurante 40

restaurante40
Violinha à Milanesa. (foto: Sabina Fuhr)

Instalado na Avenida Emancipação, junto ao calçadão, no centro de Tramandaí o Restaurante 40 tem mais de duas décadas. As opções vão de carnes, pizzas, peixes, camarões, siri, saladas e petiscos em geral. A à la minuta é bem saborosa assim como as violinhas à milanesa. O Restaurante Pizzaria 40 fica aberto diariamente a partir das 11h.

Tramandaí/RS
Av. Emancipação, 360
Fone: (51) 3661-2913
www.restaurante40.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here