COMPARTILHE
Foto: Sabina Fuhr

Por Sabina Fuhr –

Selecionamos três lugares que servem imperdíveis moquecas na Bahia

No livro Pequeno Dicionário da Gula, a pesquisadora Marcia Algranti afirma que possivelmente a moqueca e suas variações têm origem na cozinha dos negros escravos. Ela é prato típico em vários estados brasileiro. Na Bahia, a moqueca tradicional é feita com peixe (geralmente cação, badejo, dourado ou robalo), pimentão, cebola, tomate, leite de coco, azeite de dendê e coentro.  Em nossa passagem pela Bahia fizemos questão de nos esbaldar com esta delícia e selecionamos aqui três endereços para você conhecer:

Casa de Tereza

Foto: Sabina Fuhr

Com cardápio autoral a chef Tereza Paim utiliza ingredientes regionais e técnicas do mundo para dar vida a suas criações. A Casa de Tereza é um charme só e é um dos restaurantes mais frequentados no Rio Vermelho. Para abrir o apetite comece tomando uma caipirinha feita com frutas como jabuticaba, umbu cajá, mangaba, caju. As moquecas aparecem em várias versões. Prove a Moqueca Para a Chef Ana Bueno que leva banana da terra, polvo, peixe e camarão. Ela vem servida com arroz, pirão e farofa.

Salvador – Rua Odilon Santos, 45 – Rio Vermelho
Fone: (71) 3329-3016
www.casadetereza.com.br

Restaurante Amaranto

Foto: Sabina Fuhr

Um prato tão querido da Bahia não poderia faltar no cardápio do Amaranto, restaurante do Mercure Salvador Pituba. A cozinha comandada pelo chef Genival Menezes prepara uma Moqueca de Camarão para ficar na lembrança. Chega à mesa borbulhante na panela barro e acompanhada de pirão de peixe, arroz, farofa de manteiga e, claro, molho de pimenta. O chef ainda incrementa o prato com ovo de codorna, pimentão verde e tomate cereja o que realça ainda mais o sabor do azeite de dendê e do leite de coco. Para harmonizar o sommelier do restaurante indicou o vinho branco italiano produzido na Sicilia Cantina Cellaro Lumà Grillo.

Salvador  – Av. Professor Magalhães Neto s/n –
Fone: (71) 3021-8100
www.mercure.com
www.accorhotels.com

+ Receita de Moqueca Bahiana
+ Entrevista com o Chef Genival Menezes

Neptuno Ristorante

Foto: Sabina Fuhr

Na belíssima Ilha de Itaparica, no Pier da Marina, fica o Neptuno Ristorante. O restaurante oferece variados pratos no bufê e também no à la carte, mas a moqueca mista de peixe e camarão sem dúvida é a campeã de pedidos. Além do caprichado tempero o sabor extra do prato fica por conta da bela vista da baía de Itaparica. Vale à pena experimentar!

Itaparica – Rua 25 de Outubro, Pier da Marina –
Fone: (71) 3631-3234

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here