COMPARTILHE
Spaghetti Siciliano com Camarões do Mamma Pasta. (Foto: Sabina Fuhr)

Por Sabina Fuhr – 

Fondue, chocolate quente, massa, galeto, pizza, sopas, filés, risotos … Há tantas opções gastronômicas em Gramado que é praticamente impossível não associar a cidade aos prazeres da boa mesa. Não importa o que você queira comer, certamente encontrará por lá.

A convite do site Expedia Brasil reunimos aqui uma lista com 14 locais para você deliciar-se no principal destino turístico do Rio Grande do Sul e o quarto do Brasil.

La Caceria

gramado-la-caceria-marreco
Marreco assado ao molho de uvas silvestres, acompanhado de risoto à milanesa, buquê de aspargos frescos e uvas naturais. (Foto: Sabina Fuhr)

Especializado em caças nobres o La Caceria é o restaurante do hotel Casa da Montanha. No cardápio pratos muito bem elaborados com cordeiro, marreco, javali, paca, faisão, perdiz e até jacaré.  Imperdíveis o Cordeiro de Bombacha Tchê, a Paella de Frutos do Ar e o Marreco Assado ao Molho de Uvas Silvestres. Entre as sobremesas, o Strüdel da Montanha é divido.

Espingardas, cabeças de caças e fotos das caçadas compõem a decoração fazendo o ambiente parecer uma elegante casa de campo. O atendimento é impecável.  O La Caceria integra o seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

Atendimento de quinta à domingo, a partir das 19h.

casadamontanha.com.br
Av. Borges de Medeiros, 3166
Fone: (54) 3295-7565

La Table D´Or

gramado-la-table-dor-sabina-fuhr
Crevettes et Truffes aux Formages, massa recheada com mussarela e manjericão ao molho quatro queijos com camarões grelhados. (Foto: Sabina Fuhr)

Instalado pertinho do Lago Negro, um dos principais pontos turísticos de Gramado, o La Table D´Or inspira-se na cozinha mediterrânea. Além do cardápio principal, o restaurante oferece menu sugestão, com oito pratos,  e o menu degustação, com cinco pratos.

Nossa sugestão é o clássico da casa o Crevettes et Truffes aux Formages. Uma espécie de massa recheada com mussarela e manjericão ao molho quatro queijos acompanhado de camarões grelhados. Na hora dos doces, opte pelo creme brûlée, especialidade do chef Paulo Gradin.

O ambiente ricamente decorado com detalhes em preto e branco, cadeiras estofadas e mesas com feltro sob a toalha para amortecer o som e aumentar o conforto. O restaurante abre para jantar de terça a sábado e aos domingos para almoço.

www.cozinhamediterranea.com.br
Rua da Carrieri, 525
Fone: (54) 3286-6263 / (51) 8151-8191

Bouquet Garni

Bouquet-garni-fred-dos-anjos-sabina-fuhr
Crocantes de Maçã com Castanha do Pará e Sorvete de Coco. (Foto: Sabina Fuhr)

Um lindo prédio envidraçado as margens do Lago Joaquina Bier abriga o Bouquet Garni.  O restaurante apresenta pratos com inspiração mediterrânea com muitos ingredientes frescos, ervas aromáticas e azeites.

Na hora do almoço há o Menu Confiance ao sabor do chef Fred dos Anjos, em que é possível escolher entre 5 opções de prato principal. Já provei e gostei muito do Carré de Cordeiro à Francesa com ragout de favas aromatizado com menta e molho de rum. A entrada e a sobremesa são fixas. Esplendida o Crocantes de Maçã com Castanha do Pará e Sorvete de Coco.  À noite o cardápio completo com frutos do mar, carnes nobres e fondue na pedra. A fondue de carnes exóticas é uma ótima experiência.

A decoração é toda provençal, com charmoso mobiliário e lustres. Ideal para um jantar romântico. O restaurante serve almoços e jantares aos sábados, domingos e feriados.

www.bouquetgarnigramado.com.br
Rua Leopoldo Rosenfeldt, 986
Fone: (54) 3295-1666

 Café Et Patisserie Mundo de Chocolate

gramado-mundo-de-chocolate-chocolate-quente
Café com chantilly. (Foto: Sabina Fuhr)

Um dos cafés mais legais de Gramado fica no Parque Temático Mundo de Chocolate da Lugano. Na carta, cafés e chocolates especiais, como o capuccino com chocolate meio amargo e o chocolate quente com gengibre e canela.

Para comer, 15 variedades de sanduíches como Croque Madame e Croque Monsier, além de quiches, empadas e tábuas de frios. Entre os doces, pavê tiramissú e petit gateau de doce de leite. O lugar também vende docinhos da grife Holic e fondue.

O Parque Temático Mundo de Chocolate da Lugano tem mais de 200 peças confeccionadas inteiramente com chocolate, como a Torre Eiffel, Taj Mahal e o Cristo Redentor. O Café Et Patisserie fica aberto todos os dias, a partir das 9h30.

www.chocolatelugano.com.br
Av. Borges de Medeiros, 2497
Fone: (54) 3295-5973

Fornace Di Luiggi

Fornace Di Luiggi
Pizza de rúcula, tomate seco e presunto de parma servida na pedra vulcânica. (Foto: Igor Amaral)

Um dos melhores locais para comer pizza em Gramado é o Fornace Di Luiggi.  As redondas são preparadas com a receita exclusiva do chef Luiggi que, embora as faça em frente aos clientes, não revela seus ingredientes especiais.  São mais de 40 sabores, todos assados em forno à lenha e servidos à La carte. Entre as mais pedidas está a Siciliana.

A casa fundada em 2008 serve ainda massas, saladas e parrilas uruguaias. Na dúvida, prove o nhoque a bolonhesa servido no pão. As sobremesas também merecem destaque, como por exemplo, o abacaxi caramelizado com sorvete de creme. O local abre para almoço e jantar, as pizzas são servidas somente à noite.

Av. das Hortênsias, 3607
Fone: (54) 3286-6414

Colosseo

Não há quem resista. Foto: Sabina Fuhr
Fondue de Queijo, não há quem resista. (Foto: Sabina Fuhr)

Gramado tem dezenas de casas que servem fondue. Entre as minhas preferidas está o Colosseo. Percebe-se que os ingredientes são de qualidade o que resulta em um prato super saboroso. A dica para quem quer esbaldar-se é pedir a sequência. Primeiramente vem à mesa o queijo fundido com acompanhamentos como brócolis, pão, goiabada e batata baby.

Em seguida é a vez da fondue na pedra, com carnes de gado, frango e porco e 12 tipos de molhos doces e salgados. Fazendo as vezes de sobremesa, uma panelinha com chocolate derretido é servido para banhar frutas como morango, laranja, abacaxi e uva.

Quem não quiser fondue pode optar por pratos como Cordeiro ao molho de hortelã com polenta mole ou filé com risoto de funghi. O restaurante funciona de segunda a quinta para jantares e de sexta a domingo para almoço e janta.

www.restaurantecolosseo.com.br
Av. das Hortênsias, 1560
Fone: (54) 3286-7259

Casa Di Pietro

casa-di-pietro
Bufê servido diariamente no almoço. (Foto: Sabina Fuhr)

A proximidade com a Igreja São Pedro inspirou não só o nome, mas também a decoração a Casa Di Pietro.  Anjos, estátuas de santos e figuras religiosas, bem como trilha sonora com cânticos religiosos ornamentam o ambiente.  Janelas de vidro permitem acompanhar o movimento da rua. Ao meio-dia, o bufê a quilo serve saladas muito frescas e com grãos, grelhados, acompanhamentos e sobremesas.

À noite, o cardápio ganha novos sabores com o tradicional bufê de sopas e cremes, juntamente com os grelhados e massas. São servidos sempre cinco sabores, um fixo que é a sopa de capeletti, e os outros quatro variam a cada noite. No total, são 29 sabores diferentes.  As massas, os molhos e os grelhados são preparados na hora da escolha e levados até a mesa. Filé mignon com espaguete ao molho quatro queijos é uma opção. A porção é bem generosa, e a farofa que acompanha a carne é feita no próprio restaurante.

A Casa Di Pietro abre de segunda diariamente para almoço e jantar.

www.dipietro.com.br
Rua Benetti, 05
Fone: (54) 3286-4077

Gelateria Veneta

Gelateria Veneta3
Sorvetes que seguem receita italiana. (Foto: Igor Amaral)

A sorveteria se destaca pela produção de gelatos genuinamente italianos. Comandada por Angela Ferraresi, paulista, e Juri Casanova, italiano, o local utiliza insumos seletos, como chocolate suíço e belga, frutas novas e leite fresco. A receita mantém a tradição, importada da Europa: leite, fruta, água, açúcar e o sabor. Nenhum dos gelatos recebe adição de gordura, o que deixa ainda mais convidativo. A variedade de sabores vai desde os tradicionais, como os de fruta e chocolate suíço, até os novíssimos, como Ferrro Raffaello, Snickers e chocolate com menta.

Outro destaque da Veneta é o chocolate quente. Todos feitos com chocolate belga fazem o maior sucesso. Também têm opções com Baileys, Nutella, doce de leite, menta, entre outros ingredientes. A gelateria fica em um dos mais charmosos pontos de Gramado, o Largo Borges de Medeiros. Aberto diariamente, a partir das 10h.

www.gelateriaveneta.com.br
Av. Borges de Medeiros, 2727 – Sala 22
Fone: (54) 3286­-4629

Mamma Pasta

gramado-mamma-pasta-sabina-fuhr
Spaghetti Siciliano com Camarões. (Foto: Sabina Fuhr)

A cozinha italiana é o forte do Mamma Pasta. Localizado bem ao fundo da galeria Largo da Borges tem cardápio formado por massas, risotos, filés, pratos kids e excelentes entradas.

Uma dica de entrada é o capeletti artesanal frito acompanhado por pimentinha caseira. Entre as massas destaques para o saboroso Botticelli, rigatoni com iscas de filé salteadas no vinho do porto, molho vermelho e cogumelos e para a a espetacular Spaghetti Siciliano com Camarões. As massas vêm servidas em panelas de ferro em porções bem generosas. Na seção de sobremesas têm fondue de chocolate com frutas da estação.

É possível aproveitar a refeição no deque, no jardim ou no salão interno, que tem bela decoração.  Aberto diariamente, das 11h30 às 23h.

Av. Borges de Medeiros, 2727 – Largo da Borges
Fone: (54) 3286-5107

Casa da Velha Bruxa

gramado-casa-da-velha-bruxa-chocolate-quente
Chocolate Quente com Chantilly. (Foto: Sabina Fuhr)

A Casa da Velha Bruxa é um local super tradicional de Gramado. Tem mais de 30 anos e pertence ao Chocolates Prawer, pioneira fábrica de chocolate caseiro da cidade.

As mesas por lá são sempre muito disputadas seja na charmosa varanda ou mesmo no salão. Nos dias frios os cobertores nas cadeiras ajudam a aquecer.

Entre as bebidas o chocolate quente é o grande xodó. Super cremoso vem em uma caneca marrom que tem escrita a frase “Par prefeito: Chocolate quente e Gramado” . Pode vir puro, com marshmallow ou chantilly.

Entre as ofertas de pizzas e salgados, a Torrada da Velha Bruxa feita com pão caseiro é minha predileta. Já entre os doces, recomendo os waffle com geleias, a apfelstrudel e o crepe de chocolate. Também há por lá todos os tipos de sorvetes. O cascão da Bruxa é incrível! Aberto diariamente, das 11h30 às 22h30.

www.prawer.com.br
Av. Borges de Medeiros, 772
Fone: (54) 3286-1551

+ Pensando em ir a Gramado?
Acesse Expedia Brasil e confira as dicas de roteiro em Gramado.

Cantina Pastasciutta

gramado-cantina-pastaciutta-putanesca
Spaghetti à Putanesca. (Foto: Sabina Fuhr)

Já fui dezenas de vezes na Cantina Pastasciutta e em todas elas sempre sai super satisfeita. O restaurante me encanta. Adoro a decoração com bandeiras, escorredores de massa, quadros, salames, toalhas em vermelho e verde e muitos outros objetos que remetem à famílias italianas

A ilha de antipasto repleta de queijos, frios, pães, patês e saladinhas é uma tentação raramente resistível. É ótimo saborear as comidinhas enquanto aguarda-se o prato principal.

Cerca de 70% do cardápio é voltado para as massas e todas servem duas pessoas. São 20 tipos de molhos e 12 tipos de massas que pode ser combinadas entre si. Entre minhas preferidas estão o Talharim ao Capo Du Mont, com molho bolognesa, quatro formaggio e champignon e o Spaghetti à Putanesca, com anchovas, molho de tomate e azeitonas. A lasanha e a tórtei também são boa pedidas.  Em 2016 a Cantina Pastasciutta completa 35 anos.

Aberto diariamente para almoço e jantar.

Av. Borges de Medeiros, 2083
Fone: (54) 3286-2131

Restaurante Höppner

gramado-rita-hoppner-cha-da-tarde
O waffle pode ser saboreado com doce de leite, geleias ou mel. (Foto: Sabina Fuhr)

Todas as tardes, entre 16h e 18h, o Restaurante Höppner, do hotel Ritta Höppner, tem um elegantíssimo Chá da Tarde em estilo à inglesa.

As deliciosas guloseimas chegam à mesa dispostas na torre inglesa. Entre as opções figuram salgados como pastel assado de brócolis, folhado de carne, mini croissant de presunto e queijo, empada de palmito e mini sanduíches. Entre os doces, brownie de chocolate, torteletes de morango e limão, mini croissant de goiabada e cupcakes. O  waffle pode ser saboreado com doce de leite, geléia de morango ou mel. Difícil definir qual a melhor combinação. O apfelstrudel servido com nata é outra apetitosa alternativa.

Para beber, café, leite, chá quente natural, chá gelado, chocolante quente e frio. Assim como a comida, as bebidas também são repostas.

Não precisa estar hospedado no Hotel Ritta Höppner para desfrutar do Chá da Tarde.

www.rittahoppner.com.br
Rua Pedro Candiago, 305
Fone: (54) 3286-1334

Josephina Café

gramado-josephina-cappucino
Cafés, doces e refeições completas no cardápio do Josephina. (Foto: Sabina Fuhr)

Um casarão antigo datado da década de 1950 construída pelo bisavô dos proprietários abriga um dos bistrôs mais bacanas de Gramado. A decoração também traz recordações do antigo morador da casa, com objetos como máquina de costura, ferro de passar roupa, quadros e fotografias.

Logo na entrada uma vitrine de doces chama a atenção. Quem quiser fazer um lanche escolhe algo por ali mesmo para servir de acompanhamento para um dos tantos cafés da carta. Prove os brigadeiros servidos em canequinha esmaltada.

Já quem prefere almoçar e jantar encontra pratos como Risotos, adoro o ao creme de moranga com charque crocante. Massas como o espaguete de cogumelos com tomate picado e alho-poró. E carnes e peixes, a exemplo, do filé de linguado com purê de mandioquinha. Ao meio-dia, o Josephina ainda tem opção de Almoço Executivo, com entrada + prato principal que variam diariamente.

www.josephinacafe.com.br
Rua Pedro Benetti, 22
Fone: (54) 3286-9778

Per Voi

gramado-per-voi-sobremesa
Sorvete de Creme em Redução de Vinho Tinto. (Foto: Sabina Fuhr)

O restaurante Per Voi tem sequência de massas e galetos muito bem elaborados e de sabor marcante. A refeição começa com o garçom trazendo antepasto com pãezinhos, pastas, queijos e salames. Logo na sequência vem a sopa de capetetti, super saborosa e reconfortante. Salada de folhas verdes e maionese também chegam à mesa, assim como polenta brustolada, queijo assado e o tradicional galeto al primo canto.

Spaghetti, rigatoni, tagliatelle, linguine, gnochi, ravióli, tortéi e torteloni são as opções de massas servidas com molhos como tomate seco, quatro queijos, funghi freschi, al pesto….. Minha preferida, sem dúvida foi a tortéi à bolognesa. Além do galeto tradicional, a sequência ainda tem costela suína, galeto com vinagreti e galeto com queijo. Na hora doce, opte pelo Sorvete de Creme em Redução de Vinho Tinto ou pelo brigadeiro do Nono servido na canequinha.

O ambiente com apenas 50 mesas tem decoração inspirada em uma típica casa italiana e com iluminação indireta, o que torna o lugar super charmoso e aconchegante. O atendimento familiar também conta pontos a favor do restaurante.

Quem não tiver apetite pode optar por pratos à la carte. O Per Voi atende de terça à domingo no almoço e no jantar.

www.pervoigramado.com.br
Av. das Hortensias 1511, sala 2
Fone: (54) 3286-0803

Restaurante Primrose

gastronomia-saint-andrews-gramado
Risoto Waldorf. (Foto: Sabina Fuhr)

O único hotel seis estrelas do Brasil, o Saint Andrews, tem um restaurante que faz jus ao seu requintado e exclusivo conceito. São apenas cinco mesas sob lustres de cristal Maria Tereza de oito braços e decoração nas cores marrom e Pink. Cada detalhe é minimamente pensado para garantir um clima intimista e sofisticado.

No cardápio de entradas, iguarias como Caviar Asetra do mar Cáspio, Prosciutto crudo San Daniele e Escalope de foie gras poêlé Entre os pratos principais, Stinco de cordeiro estufado e polenta trufada, Vieiras canadences, caviar Asetra e Linguine com Manteiga de Dill e Risoto de camarões com palmito e caviar asetra do mar Cáspio. Entre as sobremesas, Parfait de côco e bergamota, dacquoise de côco e telha de chocolate.

A inspiração da culinária do Saint Andrews Gramado é a francesa clássica e está sob o comando do chef André Soares. Também são oferecidas opções de menus harmonizados com os mais finos vinhos disponíveis na adega.

Pelo menos uma vez ao mês o Saint Andrews promove festivais gastronômicos com iguarias e excelentes bebidas, como por exemplo o do Caviar e da Vodka, o Veuve Clicquot, o dos Festival e Champagne Krug.

O restaurante é aberto a não hóspedes para almoço e jantar mediante reservas.

www.saintandrews.com.br
Rua das Flores, 171
Fone: (54) 3295-7700

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here