COMPARTILHE

Vivemos uma relação de amor e ódio com as estações do ano. Amamos em alguns momentos, já em outros odiamos. O verão é maravilhoso pelo sol, as praias, piscinas, os dias mais longos, a roupa leve, mas o suor, as noites de calor interminável, a caminhadinha no sol que quase nos derrete, tudo isso atrapalha. A primavera é linda com as suas flores, mas os alérgicos sofrem demais. O outono é uma das estações mais românticas, o friozinho convida para dias de preguiça e introspecção. Claro, que tomar banho de manhã cedinho não é tão convidativo, certo? Mas uma das delícias da estação dos edredons é a gastronomia. Sem ter a mínima vontade de sair de casa, enfrentar o vento, as chuvas e ainda carregar uns quilos de casaco, preferimos ficar em casa e comer. Que atire a primeira pedra quem nunca saiu de um inverno rigoroso mais rechonchudo? É fatal. Não há dieta que resista ao capeletti, à sopa, massa, os bolos, doces e uma infinidade de sabores que essa época proporciona.

Pois então, para colaborar com as gordices para o período de hibernação, selecionamos 12 receitas para você curtir o friozinho.

Moranga Carameladareceita-moranga-caramelada

Uma das delícias do tradicional inverno gaúcho. A moranga caramelada é uma excelente acompanhante para carne assada.

Capeletti caseiroGaleteria-Mamma-Mia-04

Fazer capeletti não é tão difícil como se pensa. Basta um pouco de paciência e uma ajuda também é sempre bem-vinda! Nessa receita ensinamos o preparo da massa, o caldo você pode fazer de acordo com o seu gosto.

Sopa de feijão à brasileirinhasopa_feijao

Para os amantes das temperaturas mais baixas, o ideal é celebrar a volta do cobertor com um caldo ou uma sopa. Confira essa receita Sopa de feijão à brasileirinha, uma delícia para espantar o frio.

Creme de Morangacreme-de-morangaBonito e muito gostoso, o creme de Moranga pode ser a novidade deste outono em sua mesa.

Quibebequibebe-receitaO quibebe é um ótimo acompanhamento da culinária gaúcha. Esta receita é fácil, rende quatro porções e levar em torno de 40 minutos para ficar pronta.

MocotóMocotó (Foto: Renato Schetter)O mocotó é um prato tipicamente gaúcho, apesar de todos pensarem que a origem é o nordeste. Agora que o inverno está próximo, ele é uma boa dica para os dias mais frios.

Sopa cremosa de milho
sopa-milho

Para esquentar nos dias frios, nada melhor que uma sopa cremosa de milho. Esse fica bem cremosa e com ingredientes que todo mundo tem em casa. Experimente e fuja do frio.

Pirão de Carnepirao_carne2

O pirão é uma receita ideal para os dias mais frios. Nessa receita ele leve coxão mole ou contra-filé. Aprenda a prepará-lo. 

Bolinho de chuva recheadobolinho-de-chuva-com-goiabaDesta vez a receita de bolinho de chuva muda um pouquinho e agora o tradicional lanche ganha recheio. Mas é válido ressaltar que, apesar do nome, a receita também é ótima para os dias que não são chuvosos.

Cuca de amendoimcuca_amendoim

A cuca é uma ótima pedida para acompanhar o café da tarde, não importa o sabor! Essa receita com amendoim é para os fãs da receita da colônia e de amendoim.

Bolo de cenoura com cobertura de brigadeirobolo_cenoura02

O bolo de cenoura já é delicioso sem cobertura, misturá-lo com uma calda de brigadeiro só deixará a sua receita ainda mais saborosa. A sobremesa é ideal para acompanhar o típico chimarrão ou então um bom café.

Sagu com Creme

(Foto: Sabores do Sul)
(Foto: Sabores do Sul)

O clássico dos clássicos! O sagu com creme é aquele típico doce de casa da vó, que além de nostálgico é delicioso. Aprenda a fazer esta receita. Lembre-se que nos dias frios é possível comer esta sobremesa quente. Ah, nós te ensinamos a fazer o creme também!

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here