COMPARTILHE

É fã de macarrão, mas não sabe nem por onde começar a receita? Ou faz macarrão e ele fica grudado no fundo da panela? Ou ainda a massa fica sem sal? Com o top list dessa semana, você deixará o tradicional miojo de lado para experimentar as delícias da cozinha italiana. Segue as 10 dicas de como fazer macarrão como um chef.

Escolha bem os ingredientes
ingredientes-massaPara cozinhar qualquer prato você deve priorizar a qualidade dos ingredientes, com o macarrão não é diferente, dê preferência aos produtos frescos. Bons ingredientes são o segredo para qualquer chef.

Capriche no sal
capriche-no-salNa hora de fazer macarrão, salgue bem a água, muito bem mesmo. Alguns especialistas indicam 1 e 1/2 colher (sopa) de sal para cada 1/2 quilo de massa ou litro de água. Mas se o teu molho já for bem salgadinho o ideal é equilibrar essa quantidade.

Água sem dó e nada óleo

muita-água-pouco-óleoQuando for fazer macarrão use sempre muita água para evitar que a massas grude. Não precisa usar óleo, apenas mexa algumas vezes. Quando começar a cozinhar, use um garfo longo para soltar os fios.

Dica para massas prontas

massas-prontasSe na embalagem disser que você deve cozinhar por oito minutos, cozinhe por sete e termine o último minuto numa frigideira, junto com o molho escolhido.

Use a água do cozimento no molho

escorrer-massaApós escorrer o macarrão separe um pouco da água do cozimento para o molho, desta forma ele irá se integrar melhor à massa.

Nunca passe do ponto

massa-no-pontoNunca, jamais, de maneira nenhuma passe do ponto. Se você morrer no meio do cozimento, ressucite e vá desligar o fogo. Trinta segundos a menos de cozimento é 1000 vezes melhor do que 10 segundos a mais do que o necessário. Cozinhar demais é imperdoável.

Opte por molhos simples

molho-pestoUma ótima alternativa para fazer o molho é usar poucos ingredientes. Escolhemos duas opções de molho para a sua receita:

Molho Pesto

Molho Bechamel

Não lave o macarrão após cozido

não-lave-o-macarrãoNada de lavar o macarrão em água fria! Para a massa ficar ainda mais deliciosa o segredo é adicionar um pouquinho de azeite antes de completar o cozimento, mexa bem e deixe esfriar naturalmente. Somente passar na água quando a massa passar do tempo de cozimento.

Não cozinhe dois tipos de macarrão juntos

tipos-de-massaPara a segurança do seu paladar, jamais cozinhe juntos dois tipos diferentes de macarrão. Há uma variação no tempo de cozimento para cada tipo de massa, além de ficar esquisito um prato com espaguetti e penne misturados.

Escorra o macarrão assim que terminar

escorrer-macarrãoEscorra imediatamente a massa assim que ficar pronta e em seguida agite o coador para remover todo o excesso de água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here